Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a transferência direta de recursos da Conta de Consumo de Combustíveis para os fornecedores de óleo diesel da empresa Brasil Biofuels (BBF).
Essa medida foi tomada para evitar a interrupção no fornecimento de energia elétrica para cerca de 110 mil consumidores, em uma ação vista como temporária.
Com 23 usinas na região Norte, a BBF enfrenta dificuldades financeiras que a impedem de pagar seus fornecedores, ameaçando deixar moradores sem luz nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima.
Ricardo Tili, diretor da Aneel, enfatizou que a solução proposta "é temporária, destinada a evitar a falta iminente de combustível que poderia levar à interrupção do fornecimento de energia nas áreas atendidas pela BBF".
A distribuidora Energisa expressou preocupações com o suprimento de energia em localidades do Acre e de Rondônia, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos grupos BBF e Rovema, responsáveis pelo atendimento nessas áreas.
A BBF gera energia em "sistemas isolados", onde não há conexão com o sistema nacional de energia, dependendo da geração local, principalmente por meio de termelétricas a óleo diesel ou óleo combustível. A Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) subsidia o fornecimento de combustível para esses empreendimentos.
Ao invés de transferir os recursos diretamente para a BBF, a Aneel decidiu direcionar o dinheiro diretamente para os fornecedores, devido ao déficit financeiro da empresa e ao risco de utilização dos recursos para outras finalidades que não o fornecimento de energia.
Isso poderia resultar na falta de combustível e consequente interrupção do fornecimento de energia nas localidades atendidas.
A Aneel também encaminhou os documentos ao Ministério de Minas e Energia e intimou a empresa a explicar eventuais falhas e transgressões identificadas na legislação e regulação, podendo aplicar penalidades caso necessário.
A distribuidora Energisa destacou as dificuldades no transporte de combustível, especialmente no Acre, onde o fornecimento depende do período navegável dos rios Juruá, Tarauacá e Purus, e em Rondônia, onde há preocupações com secas intensas como a ocorrida em 2023 devido ao El Niño.
Abaixo, segue a lista de localidades atendidas pelas usinas da Brasil Biofuels, conforme a Aneel:
Acre
Marechal Thaumaturgo
Porto Walter
Jordão
Santa Rosa dos Purus
Rondônia
Calama
Conceição da Galera
Demarcação
Maici
Nazaré
Santa Catarina
São Carlos
Pedras Negras
Rolim de Moura do Guaporé
Surpresa
Amazonas
Belém do Solimões
Envira
Estirão do Equador
Feijoal
Ipixuna
Palmeira do Javari
Roraima
Boa Vista