O projeto Turismo Pedagógico foi criado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), responsável pela visitação do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré durante os três primeiros meses de reabertura da EFMM, e tem por objetivo contar aos porto-velhenses e estudantes de todas as idades a história de Porto Velho.
Todas as quartas e quintas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 18h, o museu abre suas portas à visitação de instituições de ensino, desde o ensino infantil até o superior, com o projeto Turismo Pedagógico.
Na manhã desta quarta-feira (29) foi a vez da Escola Municipal Pedro Tavares Batalha, localizada na zona Leste de Porto Velho, bairro Aponiã. Cerca de 30 alunos das turmas do segundo ano do ensino fundamental visitaram o local. No período da tarde, às 16h, o museu recebe cerca de 150 pessoas do Instituto Gnóstico de
Antropologia, realizando o mesmo circuito.
A professora Judite Ferreira exalta a importância dos alunos em conhecerem a história de Porto Velho e diz que não adianta trabalhar com o conhecimento dentro da escola e não ter esse conhecimento de fora. "Achei muito interessante trazer eles pra vivenciar esse momento e as crianças ficaram encantadas com o passeio", comemora a professora.
TURISMO PEDAGÓGICO
O projeto Turismo Pedagógico é desenvolvido pela Semdestur desde outubro de 2023 e já levou mais de 700 alunos da rede pública para conhecer a história do município, além de pontos turísticos e atrativos de Porto Velho. O diretor do Museu da EFMM, Felipe Dionízio, explica que o Turismo Pedagógico é um projeto que tem como objetivo mostrar Porto Velho para os estudantes e instituições, uma vez que muitos desses alunos, não têm acesso ao conhecimento da história de Porto Velho, dos pontos turísticos, da cultura, da arte e até mesmo o acesso ao lazer.
"O propósito da Semdestur sempre foi despertar o sentimento de "pertencimento" na população, e nada melhor do que fazer um programa voltado às crianças, ter esse sentimento desde cedo, que contribui na formação da personalidade, abrangendo todas as idades", destaca Dionízio.
Desde que o projeto foi criado, o museu já recebeu turmas da educação estadual e da rede privada, além da rede municipal, entre outras instituições.
"Do ano passado pra cá, a gente vinha trabalhando com as escolas do município, com microônibus disponível para buscar, fazer todo o trajeto dos 17 circuitos e 4 rotas turísticas de visitação e levar os alunos de volta", explica o diretor.
ROTA FERROVIÁRIA
Na parte externa, o circuito compreende a visitação da Rota Ferroviária, tendo como início a Praça das Caixas d"Água, visitando pontos turísticos como a Igrejinha da Capela de Santo Antônio e Complexo Marechal Rondon. Já dentro do museu, os estudantes são recebidos com a introdução de um vídeo animado contando a história de Porto Velho e dentro do vídeo é apresentado o projeto "Porto Velho para Crianças", narrando como foi criado o município.
Depois do vídeo, a visitação é guiada por dois guias turísticos que acompanham todo o trajeto e reforçam o sentimento de identidade do porto-velhense.
AGENDAMENTO
A visitação de escolas e faculdades é gratuita e pode ser agendada pelo e-mail [email protected] . Mais informações são obtidas pelo telefone: (69) 98473-6948.
O funcionamento do museu é de quarta-feira a domingo, sendo de quarta a sábado das 10h às 18h e no domingo, das 10h às 16h. Durante os pontos facultativos alusivos à celebração de Corpus Christi, nesta quinta (30) e sexta-feira (31) o Museu funcionará das 10h às 16h.