O estado de Rondônia registrou a terceira maior inserção econômica do Brasil. Com percentual de 95,05%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a publicação do Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), exibe o ranking equivalente ao número de ocupados entre a população economicamente ativa.
Além de Rondônia, o ranking é liderado por Santa Catarina (96,14%) e em segundo lugar Mato Grosso (95,72%). Os dados de Competitividade dos Estados buscam alcançar as 27 unidades da federação, como ferramenta para os gestores públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus estados.
O resultado publicado pelo ranking é decorrente das ações que o governo de Rondônia desenvolve por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) com o programa Geração Emprego, e também por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), adequando a política tributĂĄria para garantir um ambiente de negócios favorĂĄvel ao crescimento econômico. Essas ações resultam diretamente no nível de emprego e de inserção econômica.
AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta para obter indicadores que contribuam para as políticas públicas. Os Rankings do CLP são parte relevante para o processo de informação e tomada de decisão por parte dos governos, pois se tratam de ferramentas únicas, usadas por agentes públicos para avaliar o curso de sua administração pública.