Na última sexta-feira (9), a Prefeitura de Porto Velho deu início a um novo formato do programa Giro Empreendedor na Praça das Três Caixas d"Água. O programa foi criado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e já atendeu mais de 6 mil empreendedores.
A estrutura conta com 30 quiosques, dez balcões para artesanato e três espaços decorados que servirão como cenários de fotos, além de 50 jogos de mesa com quatro lugares cada, proporcionando mais conforto para os consumidores. O prefeito Hildon Chaves esteve na praça para conferir de perto a novidade implantada para fortalecer a economia dos empreendedores individuais, tornando-se ainda um atrativo para o local que é um dos pontos turísticos da cidade.
"Essa novidade vem para que possamos cada vez mais contribuir na geração de emprego e renda aqui na nossa capital. E é importante também lembrar que este é um grande monumento turístico da nossa capital. Faço um convite para cada munícipe, que venha aqui conhecer essa nova iniciativa e desfrutar dos produtos da nossa terra", disse o prefeito.
"A estrutura gira como o próprio nome do projeto diz, nós vamos ficar aqui na praça e tendo algum evento a gente leva essa estrutura, enquanto nas quintas-feiras, nós estamos no Ministério Público, na calçada do MP, que é uma feira que vende muito inclusive", explicou a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.
Adriana da Silva passou a integrar o programa há pouco tempo. Com a experiência que herdou da família, ela encontrou no Giro uma oportunidade de voltar a comercializar o tacacá, prato típico da região. "Era um negócio de família, mas na pandemia deixamos o ponto na rua e perdemos os clientes. Agora, meu marido e eu estamos juntos, retornando, e por enquanto dependemos dos locais da feira. Aqui ficou muito bom, eu não paguei nada".
Já Leonardo Xavier, mais experiente nas feiras, vê na repaginada do programa uma oportunidade de crescimento. "Eu gostei do projeto, é bem promissor. Acredito que vai ser bem mais aconchegante, com essa nova estrutura é melhor", disse o empreendedor, que vende empadas de sabores variados.
Atualmente são 340 empreendedores cadastrados, que participam das feiras em formato de rodízio. Interessados podem se inscrever através do telefone: (69) 98473-8216, nos dias de semana, no horário de 8h às 14h.