Rondônia recebe nesta quarta-feira (14), em Porto Velho, o Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, evento realizado pela primeira vez no estado, e organizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) em parceria com o governo do estado, por meio da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento coloca Rondônia no centro das discussões sobre a melhoria para o ambiente de negócios no Brasil e de um futuro mais próspero para a população. Na ocasião, o governador do estado, assim como outras personalidades, será agraciado com a Comenda do Registro Mercantil pelos relevantes serviços em prol do fortalecimento do empreendedorismo local.
"É uma honra receber mais uma grande discussão nacional no estado, e essa, em especial, que tem como objetivo contribuir com um ambiente mais próspero para o país. Nos últimos anos, o governo de Rondônia investiu na agilidade e simplificação da abertura de empresas, e colhemos resultados significamente positivos", enfatizou Marcos Rocha.
O balanço divulgado pela Jucer aponta crescimento de 3% na abertura de novas empresas no estado no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. São 13.967 novos negócios. Além disso, Rondônia se mantém com a menor taxa de desocupação do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que sinaliza aumento da confiança de investidores em instalar negócios na região.
INOVAÇÃO
E mais avanços devem ser conquistados em conjunto, a partir do encontro nacional. De acordo com o presidente da Jucer, José Alberto Anísio, a modernização dos processos de registro público de empresas e a implementação de novas tecnologias serão as principais pautas a serem discutidas pelos presidentes das 27 Juntas Comerciais brasileiras, juntamente com autoridades governamentais, representantes do setor empresarial e sociedade civil. A programação do encontro tem continuidade até quinta-feira (15).
"Rondônia irá mostrar durante o encontro avanços no setor de negócios, e a troca de informação vai permitir fortalecer a integração das Juntas Comerciais do Brasil e alinhar boas práticas para tornar o ambiente de acordos mais ágil, transparente e eficiente, reduzindo a burocracia e os custos para os empresários, impulsionando para que novos negócios sejam abertos e prosperem, a fim de gerar mais emprego, renda, uma economia forte e melhor qualidade de vida à população de todos os estados", pontuou o presidente da Jucer.
EVENTO
Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil
Data: 14 e 15 de agosto de 2024
Horário: 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório Ametista, de um hotel da Capital, localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 810, Bairro Nova Porto Velho