Com o objetivo de estimular a reintegração social e proporcionar habilidades que facilitam a inserção no mercado de trabalho, o governo de Rondônia entregou 84 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para reintegrandos dos regimes aberto, semiaberto, fechado e livramento condicional. A cerimônia aconteceu entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Porto Velho.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), promoveu a entrega de certificados dos cursos profissionalizantes de:
- Corte e Costura
- Massoterapia Ayurvédica
- Pacote Office Básico
- Aprendizagem em Barbearia
- Aprendizagem em Eletricistas de Placas Solares
- Curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado
- Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa atua como um agente de transformação social, promovendo a educação e capacitação como pilares fundamentais para a concretização de uma reintegração social sólida. "Os investimentos do governo na formação profissional e capacitação dos reeducandos, é uma maneira de assegurar oportunidades de recomeço através da educação", ressaltou.
ENTREGAS DAS CERTIFICAÇÕES
As entregas dos certificados ocorreram na matriz da Acuda e na sede do Patronato Penitenciário, localizados na Capital. No período da manhã do dia 30 de agosto, ocorreu a entrega de 40 certificados dos masculinos do regime fechado, do curso em Massoterapia Ayurvédica, que aconteceu de 3 de junho a 5 de agosto, com carga horária de 200h.
Já no período da tarde do dia 30, ocorreu a entrega das certificações de quatro cursos:
13 certificados – Aprendizagem em Barbearia: Realizado de 5 a 28 de agosto, com carga horária de 50h
11 certificados – Pacote Office Básico: com carga horária de 60h, início em 29 de julho e término em 29 de agosto
11 certificados – Curso Básico de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado: carga horária de 60h, com início em 15 de julho e término em 9 de agosto
9 certificados – Aprendizagem em Eletricista de Placas Solares: Realizado de 5 a 21 de agosto, e carga horária de 28h
As certificações encerraram no dia 2 de setembro, com a entrega de 10 certificados às reeducandas do regime fechado feminino, que realizaram o curso de Corte e Costura, com carga horária de 50h, e duração de 12 a 29 agosto.
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a formação oferece aos apenados as ferramentas necessárias para que possam se manter na sociedade de forma digna e produtiva no pós-cumprimento de pena, e os cursos são um passo necessário nesse processo.