A Prefeitura segue trabalhando para a concretização de um dos projetos mais aguardados pela população, a construção do Hospital Municipal de Porto Velho (HMPV). O empreendimento é resultado de um esforço conjunto liderado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o apoio da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc).
O processo de viabilização do Hospital Municipal começou há anos, quando a Semusa iniciou um trabalho árduo para captar os recursos necessários para iniciar a idealização do projeto. Feito que mobilizou toda equipe da Semusa para transformar o projeto em realidade
Em Porto Velho, a rede municipal de saúde conta com cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O novo hospital será uma unidade para internação de adultos e pediátrica, além de contar com uma rede de cuidado intermediário, radiologia e laboratório, tudo projetado para desafogar as unidades de urgência e emergência e também dar acesso a tantas pessoas que necessitam.
O projeto estrutural do HMPV foi elaborado pelo Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac) da Semusa e detalha todo o funcionamento da unidade hospitalar. Aponta, principalmente, as necessidades para garantir um atendimento de excelência, incluindo a definição do número de leitos, redes de gases medicinais, centros cirúrgicos, cuidados intermediários e muito mais.
"Este planejamento é baseado em estudos técnicos realizados por profissionais da área da saúde, que visam não só ampliar a capacidade de atendimento, mas também proporcionar maior qualidade e segurança para os pacientes da rede municipal" explica Francisca Nery, diretora do Dmac.
Com as especificações técnicas aprovadas pelos órgãos competentes, a Semesc assumiu a responsabilidade pela elaboração do projeto arquitetônico. Este projeto vai além de uma simples estrutura hospitalar, pensado para ser um ambiente funcional e humanizado, que atenda às necessidades tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde.
A construção do hospital se insere em um contexto de expansão e fortalecimento da rede municipal de saúde, buscando, sobretudo, reduzir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e oferecer um atendimento mais especializado e contínuo.
A nova unidade hospitalar deve oferecer serviços essenciais e complementares que contribuirão para a melhoria do sistema de saúde em Porto Velho, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Porto Velho em proporcionar uma saúde pública de qualidade e acessível a todos.