O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Jean Oliveira (MDB), parabenizou a equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de Rolim de Moura pela campanha itinerante de coleta externa de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, realizada no último sĂĄbado (19), na escola Floresta Encantada, no município de Alta Floresta D"Oeste.
De acordo com o parlamentar, foram coletadas 150 bolsas de sangue e realizados diversos cadastros de doadores de medula óssea. "Primeiramente, quero parabenizar toda a equipe do Banco de Sangue, que se dedicou a essa nobre missão de salvar vidas. Cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas, e o cadastro de doadores de medula óssea é essencial para pacientes que enfrentam doenças como leucemia, linfomas e certos tipos de anemia. Para muitos desses pacientes, o transplante de medula óssea é a única chance de cura. Parabéns aos doadores de sangue e de medula óssea pelo gesto de solidariedade", destacou Jean Oliveira.
O gerente do Hemocentro, Reginaldo Martins, destaca que todas as campanhas de coleta de sangue contam com o apoio do deputado Jean Oliveira. "Esse apoio é essencial para que possamos continuar a salvar vidas. O deputado Jean Oliveira é um grande parceiro da Fhemeron", afirmou.
Requisitos para doação de sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Apresentar documento de identificação com foto (CPF, RG, CNH, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas trĂȘs horas que antecedem a doação de sangue. Se tiver almoçado, aguardar duas horas para doar;
- Pessoas entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se jĂĄ o tiverem feito antes dos 60 anos;
- A frequĂȘncia mĂĄxima é de quatro doações de sangue anuais para homens e trĂȘs para mulheres;
- O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e trĂȘs meses para mulheres.
Quem pode dar medula óssea?
Podem doar medula óssea pessoas entre 18 e 35 anos, que estejam em boas condições de saúde. O processo inicial é simples: o candidato à doação realiza um exame de sangue, com a coleta de 5 ml, que é utilizado para o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores VoluntĂĄrios de Medula Óssea (Redome), mantido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Campanha de doação de sangue e medula óssea (Foto: Assessoria parlamentar)
Os dados genéticos são então cruzados com os de pacientes que aguardam um transplante. Caso haja compatibilidade genética, identificada por meio do exame de histocompatibilidade (HLA), o doador é convidado a realizar a doação. No entanto, as chances de encontrar um doador compatível no Brasil são de aproximadamente 1 em 100 mil, enquanto a compatibilidade com doadores internacionais é ainda mais rara, sendo de 1 em 1 milhão.
Unidades da Fhemeron no estado:
FHEMERON DE PORTO VELHO
- Avenida Jorge Teixeira, nÂș 3766, Bairro Industrial
- Telefone: (69) 3216-2234
UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE ARIQUEMES
- Rua Cassiterita, nÂș 3613, Centro
- Telefone: (69) 3535-2659
UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE CACOAL
- Avenida Malaquita, s/nÂș, Bairro Josino Brito, ao lado do Hospital Regional
- Telefone: (69) 3441-0823
UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE GUAJARĂ-MIRIM
- Avenida XV de Novembro, nÂș 1299, Centro
- Telefone: (69) 3541-6073
UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE JI-PARANĂ
- Rua Vilagran Cabrita, nÂș 1440, Centro
- Telefone: (69) 3421-1615
UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE ROLIM DE MOURA
- Avenida Tocantins, Bairro Planalto, ao lado do Hospital Municipal
- Telefone: (69) 3442-1328
HEMOCENTRO REGIONAL DE VILHENA
- Avenida Jô Sato, nÂș 405, Bairro Nova Vilhena
- Telefone: (69) 3322-2400