Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84 na zona urbana e 57 na zona rural, como nos anos letivos anteriores, receberam o kit escolar contendo lápis, caderno, lápis de cor, apontador, borracha e outros materiais, além do uniforme com calçados e mochila. Todo o material é padronizado e destinado a alunos da creche, pré-escola, 1° ao 9° ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Além dos kits escolares, a Prefeitura de Porto Velho, mediante o Programa de Saúde na Escola (PSE), também entregou o kit de saúde bucal, continuidade do programa oftalmológico com consultas e fornecimento de óculos, bem como dos atendimentos fonoaudiólogos. Há ainda a entrega de uniformes aos professores. As escolas também receberam materiais como tapetes para leitura, livros infantis, calculadoras e até brinquedos pedagógicos.
O prefeito Hildon Chaves autorizou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolver uma política de equidade educacional, ou seja, as mesmas oportunidades para o estudante da zona urbana para que elas sejam também entregues para todos, e o resultado disso, foi a aquisição de kits de material escolar e também kit de uniforme, tênis e mochila para atender todos os 43 mil estudantes indissociavelmente.
Pela primeira vez, como afirmou a secretária de Educação, Gláucia Negreiros, a Prefeitura olhou com atenção principalmente para as crianças mais vulneráveis, porque para algumas delas não seria necessário a entrega de um tênis ou de uma mochila, mas para a maioria dos alunos da rede pública municipal de ensino, essa ação faz toda a diferença para a equidade educacional, para que fossem dadas oportunidades iguais para os mesmos estudantes.
"Os nossos alunos receberam um kit de material escolar que contemplou em torno de seis cadernos, lápis de cor, canetinha, jogos pedagógicos, lápis borracha, além do kit completo do uniforme e mais o tênis e a mochila para que a gente não tivesse mais situações de constrangimento dos nossos estudantes, que infelizmente não tinham recursos para comprar o tênis para ir para a escola, então se trata de uma política importante, pois deu equidade para os estudantes da nossa rede municipal de ensino", pontuou Gláucia.
EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE
De acordo com o titular da Semed, o prefeito Hildon Chaves colocou o seu mandato, a sua gestão, pautando como prioridade a Educação. "Consideramos isso muito relevante, porque se queremos transformar uma sociedade, uma população, precisamos iniciar pela educação. E um gestor que age com maestria justamente vai focar na educação. Foi um trabalho realizado com muita autonomia, olhando para as áreas mais importantes da educação, que é a avaliação dos estudantes, para identificar as evidências e as dificuldades educacionais, a política de formação continuada, que vem justamente para atingir o que a avaliação identificou como prejuízo e dificuldade de aprendizagem, a formação dos nossos professores para que eles estivessem preparados para atacar essas dificuldades e, além disso, as atingidas", destacou.
MERENDA ESCOLAR E SAÚDE DOS ALUNOS
Outros pontos destacados pela secretária, a merenda escolar e a saúde dos educandos, como ações essenciais pautadas como prioridades.
A rede de ensino municipal, estimulada pelo prefeito Hildon, realizou durante todos esses anos consultas oftalmológicas, a entrega dos óculos para os estudantes, que foi muito importante essa identificação, além de consultas de fonoaudiologia e também a saúde bucal. Houve a finalização e entrega de oito consultórios odontológicos dentro das unidades de ensino para priorizar o atendimento dos alunos da rede municipal.
"Foram pautas prioritárias que o prefeito Hildon Chaves estabeleceu para a Educação, para que hoje nós estivéssemos aí celebrando esses resultados educacionais, essa virada de chave com relação à aprendizagem e colocando Porto Velho como destaque entre as capitais do país na quinta colocação com os melhores resultados de alfabetização", finalizou Gláucia.