Na noite de quinta-feira, 14, rolou o Grammy Latino 2024. A 25ª edição da cerimônia da premiação ocorreu em Miami, nos Estados Unidos. Os brasileiros foram indicados em peso, perderam nas maiores categorias, como Álbum do Ano e Artista Revelação, mas levaram um expressivo número de estatuetas para casa.
O maior destaque da noite foi Juan Luis Guerra, que ganhou o gramofone de Álbum do Ano, por Radio Güira, e Gravação do Ano, por Mambo 23. Já o uruguaio Jorge Drexler, venceu a categoria de Melhor Música com a Bela Derrumbe. A colombiana Ela Taubert, por sua vez, foi consagrada a Artista Revelação.
O grande nome brasileiro da cerimônia foi Jota.Pê. Na noite de quinta, ele foi premiado em três categorias: Melhor Canção em Língua Portuguesa por Ouro Marrom, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira e Melhor Engenharia de Som por Se o Meu Peito Fosse o Mundo.
Hermeto Pascoal e Grupo venceram a categoria Melhor Álbum de Jazz com Pra você, Ilza. Leonardo Esteves recebeu o gramofone de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa por Erasmo Esteves. Ele é filho de Erasmo Carlos, que morreu em 2022, e recebeu em nome do artista.
Xamã, que levou a namorada Sophie Charlotte, ganhou o Grammy na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa com a música Cachimbo da Paz 2, colaboração com Gabriel O Pensador e Lulu Santos. Nas redes, ele celebrou a conquista. Confira a lista completa de brasileiros vitoriosos:
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira: Se o Meu Peito Fosse o Mundo, de Jota.Pê;
Melhor Álbum de Música Cristã: Deixa Vir - Vol II, de Thalles Roberto;
Melhor Álbum Instrumental: Tembla, de Hamilton De Holanda & C4 Trío;
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa: Cachimbo da Paz 2, do trio Gabriel O Pensador, Lulu Santos e Xamã
Melhor Álbum de Samba/Pagode: Xande Canta Caetano, de Xande de Pilares.
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa: Erasmo Esteves, de Erasmo Carlos (1941-2022).
Melhor Álbum de Jazz: Hermeto Pascoal e Grupo, por Pra Você, Ilza.
Melhor Engenharia de Som: Jota.Pê, por Se o Meu Peito Fosse o Mundo.
Melhor Álbum de Música Sertaneja: Ana Castela, por Boiadeira Internacional Ao Vivo.
Melhor Canção em Língua Portuguesa: Jota.Pê, por Ouro Marrom.
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa: Os Garotin, de Os Garotin de São Gonçalo.