O estudante Jonathan Kallil, de 17 anos, aluno da Escola Estadual Gonçalves Dias, em Ji-Paraná, venceu o Concurso Nacional de Desenho, promovido durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no dia 7 de novembro, em Brasília. O concurso, que reúne alunos do Brasil inteiro, teve a participação de 606 inscritos de 19 estados e 120 municípios, com votação popular que contou com mais de seis mil votos. O desenho de Jhonatan destacou-se ao representar o tema deste ano: "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais".
Medalhista em várias competições científicas, Jhonatan se inscreveu neste concurso em outras edições, mas só alcançou a vitória em 2024, após muita persistência e dedicação. "Sempre penso que, se eu realmente quero algo, vou continuar tentando alcançar o resultado que me deixe satisfeito", afirmou o jovem. O desenho vencedor traz elementos da fauna e flora brasileira, como a onça-pintada, o mico-leão, além de referências icônicas como o vira-lata caramelo, demonstrando uma combinação de técnica e criatividade que impressionou os votantes.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, enfatizou o empenho da secretaria em proporcionar oportunidades para que os estudantes explorem suas habilidades. "O sucesso de Jhonatan representa o trabalho que estamos fazendo em prol de uma educação que vai além do conteúdo didático, incentivando a criatividade e valorização das nossas riquezas culturais e naturais."
O desenho traz elementos da fauna e flora brasileira, como a onça-pintada, o mico-leão, e referências icônicas como o vira-lata caramelo.
O jovem artista foi premiado com uma viagem a Brasília, onde participou da SNCT, além de receber um tablet, fones de ouvido e um conjunto de cartões postais com seu desenho, que será divulgado na escola e em sua cidade. Jhonatan finalizou a cerimônia, presenteando a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação com uma cópia do seu desenho autografado, um gesto que simboliza o reconhecimento do talento e da dedicação dos jovens estudantes da rede pública.