Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS !

Com as federações partidárias, números de candidatos a vereadores pode diminuir

Estão já formalizadas as seguintes Federações: PSDB com Cidadania; PT, PV e PC do B; Podemos com PSC e, ainda, a fusão do PTB com o Patriotas...


COM AS FEDERAÇÕES PARTIDÃRIAS, NÚMERO DE CANDIDATOS À CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO VELHO PODE CAIR A MAIS DA METADE EM RELAÇÃO A 2020 Na eleição municipal passada, para a Câmara de Vereadores, os múltiplos partidos lançaram nada menos do que 628 candidatos para disputar as então 21 cadeiras da Câmara Municipal de Porto velho. Quase 30 candidatos por vaga. E nessa eleição? Mesmo com duas cadeiras a mais em disputa, com a criação das Federações entre partidos, é muito possível que o total de postulantes seja muito menor. Talvez nem chegue nos 300.

O primeiro motivo é que é cada partido, neste ano, com a mudança na legislação, poderá ter no máximo 24 candidatos cada um. Outra questão é que muitas siglas, principalmente as menores, não estão conseguindo fechar suas nominatas. Algumas ainda nem superaram a dezena de nomes que poderão entrar na disputa. Estão já formalizadas as seguintes Federações: PSDB com Cidadania; PT, PV e PC do B; Podemos com PSC e, ainda, a fusão do PTB com o Patriotas, que resultou num novo partido, o PRB. A tendência, segundo gente que conhece as questões políticas locais, é que o numero final de candidatos, por tudo isso, acabe caindo significativamente em relação à disputa de 2020. Dos atuais 21 vereadores, apenas dois não estarão concorrendo, por problemas com a Justiça Eleitoral. Os outros 19 têm percorrido suas bases, na Capital e nos distritos, correndo atrás do voto em busca de mais um mandato. Entre os nomes com maiores chances (ao menos neste momento, porque tudo pode mudar daqui para a frente), estão os do atual presidente, Márcio Pacele; do ex-presidente Edwilson Negreiros; da vereadora Elis Regina, que tem apoio dos sindicatos de servidores da Prefeitura; do professor e historiador Aleks Palitot e do médico Macário Barros entre outros. Para quem acompanha a política local, a previsão é de que haja, no mínimo, 50 por cento de renovação na Câmara.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!