RECONHECIMENTO: Mulheres são homenageadas com Comenda Madeira-Mamoré.
Na noite de segunda-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho prestou homenagem a 27 mulheres através da entrega da Distinção Honorífica Madeira-Mamoré, em reconhecimento aos serviços relevantes em prol do desenvolvimento do município. A solenidade aconteceu no Teatro Banzeiros, como parte das comemorações da Semana da Mulher.
Uma das mulheres honradas, a indigenista e ambientalista, Ivaneide Bandeira, teve seu trabalho reconhecido internacionalmente nos últimos meses após receber o prêmio Emmy Awards através de sua participação no documentário "O Território". "Ganhar um reconhecimento do seu trabalho na sua própria terra, do seu próprio povo, é muito maior do que vários outros prêmios. Não que os outros não sejam importantes, mas o peso do reconhecimento da sua luta na sua terra é diferente, porque é sobre a nossa história de luta", disse Ivaneide.
O prefeito Hildon Chaves destacou a importância da atuação das personalidades ao desenvolvimento de Porto Velho. "Estamos na semana em que se comemora o Dia Das Mulheres e por isso vamos agraciar algumas delas com a comenda mais importante da Prefeitura de Porto Velho. São mulheres dos mais diversos ramos de atuação que de alguma forma contribuíram para o crescimento do nosso município", disse.
SOBRE A COMENDA
A Comenda Madeira-Mamoré é a mais alta honraria instituída para homenagear as pessoas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município. Ela foi criada pela Lei nº 1.433, de 4 de outubro de 2021, e readequada pela Lei nº 2.933, de 26 de maio de 2022. Através do Decreto nº 19.456, de 18 de outubro de 2023, 27 mulheres foram indicadas à homenagem. São elas:
1 – Alessandra Marcela Paraguassu Gomes – delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Rondônia
2 – Ana Lucia da Silva Silvino Pacini – secretária de estado da Educação3 – Andreia Teixeira Vicentini Rocha – promotora de Justiça do Estado de Rondônia4 – Débora Lúcia Rapôso Da Silva – secretária-adjunta de estado da Educação5 – Elizeth Gomes Pinto – servidora municipal6 – Elsie Winte Shockness – assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf)7 – Francinele Alves de Miranda Pavides – empresária8 – Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha – procuradora da República do Ministério Público Federal9 – Ida Peréa Monteiro – médica e presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia10 – Ivaneide Bandeira Cardozo – indigenista11 – Ivonete Gomes da Silva Costa – secretária municipal de Esporte e Lazer12 – Larissa Magalhães Nascimento – superintendente regional da Polícia Federal em Rondônia13 – Lenir Barbosa de Souza – conselheira municipal de Desenvolvimento Rural14 – Lindomar Heitor Soares – servidora aposentada do município de Porto Velho15 – Luciana da Silva Alves – superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal de Rondônia16 – Maria Barabadá Karitiana Coiryn – artesã, indígena e ativista17 – Maria do Carmo da Silva Gonçalves – empresária18 – Mariana Carvalho – ex deputada federal (2018-2022)19 – Maríndia Moura – jornalista20 – Maristela Araújo Ramos – servidora pública municipal21 – Marta Souza Costa – secretária executiva de estado da Educação22 – Sicília Maria Andrade – presidente da Banda do Vai Quem Quer23 – Simone Barbieri – delegada de polícia24- Tânia Garcia Santiago – promotora de Justiça do Estado de Rondônia25 – Urbanita Oliveira Carvalho – gerente orçamentária Sema26 – Úrsula Depeiza Maloney – professora27 – Valéria Jovânia Da Silva – superintendente municipal de Gestão de Gastos Públicos