A Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou nesta semana, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) nº 4.570 que muda o nome da rua dos Farrapos para Dona Helena, homenagendo uma antiga morada. A via fica localizada no bairro São Francisco, zona leste da capital.
O pedido de mudança foi proposto pelos moradores do bairro, através do pastor Josinelio Muniz.
"Nós, como igreja, decidimos fazer o projeto porque esse nome Dos Farrapos, nos diminui e é pejorativo. Atrelado a isso, pensamos em colocar o nome de uma pessoa muito querida no bairro que era a dona Helena. Nós então levamos essa ideia para a Câmara e ela foi abraçada pelos vereadores", disse Josinelio.
Para tramitação na Câmara, o projeto foi proposto pelo presidente da casa de leis, o vereador Márcio Pacele. Em entrevista, o parlamentar explicou como ocorreu a tramitação da proposta.
"Quando eu recebi esse pedido pelo pastor Josinelio, eu propus a ele que tivesse um abaixo-assinado das pessoas que moram naquela rua e isso foi feito pela comissão do nosso gabinete. Com isso, apresentamos a proposta para os vereadores e conseguimos aprovar o projeto em primeira votação", destacou Pacele.
A proposta foi aprovada em unanimidade, com 16 votos a favor e 5 ausências de plenário. Agora, o PL seguirá para segunda votação na próxima sessão, que acontece segunda-feira (25). Se aprovado pelos vereadores, seguirá para sanção do Prefeito Hildon Chaves.
Moradora do bairro há mais de 30 anos, Helena Pereira da Silva, morreu em fevereiro de 2020, aos 77 anos. Por quase metade da vida ela morou na rua Dos Farrapos, local onde criou seus seis filhos, netos e bisnetos.
A cearense, natural de Crato, chegou a Rondônia na década de 90, juntamente com o marido e os filhos. Inicialmente ela e a família moraram no bairro Areal, no centro da capital, mas logo depois decidiram residir no bairro São Francisco. A via escolhida foi a rua Dos Farrapos.
Por anos, Helena trabalhou como inspetora na Escola São Luiz, localizada no bairro JK, também na zona Leste.
Pela sua vitalidade e determinação, Helena era conhecida como uma mulher jovem, alegre e fiel ao lado bom da vida. A primeira neta da matriarca da família, Sandra Rociele, narra os momentos que viveu com a avó.
"Minha infância toda foi aqui, brincando com meus primos, nessa rua e com ela cuidando de nós. Quem conheceu ela, sabe que era a melhor pessoa que existiu na face da terra. Ela era muito feliz, era alegria de pessoa. Minha vó amava ajudar as pessoas e, mesmo com as dificuldades da vida, ela estava com um sorriso no rosto. Essa homenagem a ela é um reconhecimento por tudo que ela fez e foi aqui na terra", comentou Rociele.
O filho, Edvânio Felix, também fala da honra de ter Helena como mãe e agradece a todos os envolvidos na mudança do nome da rua.
"Dona Helena foi uma mulher guerreira, que criou seus seis filhos praticamente sozinha. Ela era sinônimo de garra, força e felicidade. Seu sonho era ver a rua dos Farrapos asfaltada e isso, infelizmente, não aconteceu enquanto ela estava viva. Mas agora, com essa mudança do nome, com certeza ela estará lá do céu sorrindo e transbordando felicidade. Muito obrigado a todos por essa honra", agradeceu Edvânio.