A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) prorrogou até dia 19 de agosto o prazo para inscrições na seleção para concessão de Bolsa de Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais (BTILS). Lançado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), o edital disponibiliza 51 bolsas distribuídas entre os campi de Porto Velho, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura e Cacoal, além de prever a formação de cadastro de reserva.
Inscrições – Após a prorrogação, as inscrições agora podem ser realizadas até o dia 19 de agosto, todas de modo online por meio deste link, anexando os docmentos exigidos no edital.
Objetivos – A Bolsa de Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (BTILS) tem como finalidade propiciar a profissionais com proficiência em Libras a atuar em sala de aula em projetos de extensão socioeducacionais de alunos surdos da Universidade.
Bolsas – As bolsas, cada uma no valor de R$2.200,00, terão vigência de até um ano, e a quantidade disponibilizada para cada campus está relacionada à demanda de alunos surdos matriculados na unidade, sendo 24 bolsas para Porto Velho, quatro para Guajará-Mirim, quatro para Ariquemes, quatro para Ji-Paraná, duas para Cacoal, três para Rolim de Moura e 10 para Vilhena. Além das bolsas para implementação imediata, os demais classificados irão compor cadastro de reserva.
Seleção – O processo seletivo será composto por duas etapas: análise curricular e avaliação prática.
Conforme o edital, as bolsas são destinadas a profissionais que possuam proficiência em Libras, para atuarem em sala de aula e em projetos de extensão socioeducacionais de alunos surdos da Universidade.
O edital na íntegra está disponível na página da Procea (acesse aqui).