O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, visitou na manhã da quinta-feira (22) as obras de reforma, ampliação e revitalização da Policlínica Rafael Vaz e Silva e da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Amorim de Matos, com projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc). Hildon realizou a visita técnica acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Para a revitalização da unidade Rafael Vaz e Silva, localizada na rua Jacy Paraná, bairro Mato Grosso, e que é muito procurada por moradores para a realização de exames laboratoriais e diagnósticos, o projeto foi orçado em R$ 1,3 milhão, contemplando uma área construída de mais de 1.200 metros quadrados, com reforma na cobertura em telha metálica com manta de subcobertura para promover um conforto térmico para a unidade, piso em granilite, reformulação da acessibilidade da edificação, gradil, fachada, muro, sala de raio-x totalmente baritada dentro das normas vigentes, troca do forro PVC (policloreto de vinila), troca do forro de gesso do salão de entrada, novas esquadrias de alumínio e vidro, fachada em ACM (revestimento em alumínio composto), pintura acrílica em toda edificação, troca do piso do estacionamento, troca do transformador para expandir a rede, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias e instalação de climatização.
A obra que já está com cerca de 95% finalizada, conta com a ampliação de mais de 12 consultórios, contemplando salas de imunização, laboratórios, copa e refeitório para os funcionários, almoxarifado, consultórios odontológicos, expansão do Centro de Referência da Criança, entre outros. Além de um anexo que vai ser feito em uma segunda fase da obra, onde futuramente será o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Município, contempla mais consultórios, com mais uma sala de imunização, copa, sala de curativos, recepção entre outros.
"O Rafael Vaz e Silva é um Centro de Especialidades Médicas que funcionava em um prédio muito antigo, muito precário que não tinha rede lógica, não tinha nenhuma área refrigerada. Mas estamos na iminência, dentro de um prazo entre 30 e 60 dias, de concluir e entregar esse projeto pronto, que é tão importante para a saúde dos munícipes da nossa capital", declarou o prefeito Hildon Chaves.
"A nossa ideia hoje é fazer uma visita já para acompanhar a finalização da obra, porque ela já está quase terminando, no máximo em dois meses ela estará finalizada. Essa nova estrutura é um ambulatório de especialidades médicas. Nós temos dois Centros de Especialidades Médicas (CEM) na realidade: o Dr. Alfredo Silva e o CEM, na avenida Rio Madeira. Esse aqui está sendo ampliado, reformado. Aqui ficarão os atendimentos da saúde da criança, da mulher, com laboratórios, odontologia e várias áreas, que hoje não conseguem ter suas demandas todas atendidas pelo CEM da Rio Madeira, então a gente inaugurando aqui, volta à normalidade, abrindo mais consultórios, com especialidades, aumentando o acesso e melhorando o atendimento à população", declarou a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.
MANOEL AMORIM DE MATOS
Na zona Sul, outro importante projeto segue em construção. Com investimento de R$ 4 milhões, a nova unidade Manoel Amorim de Matos será também ampliada para melhor atender à população. A obra está com cerca de 80% de execução e a expectativa, segundo a equipe técnica, é de que seja entregue em 90 dias.
São cerca de 1.100 metros quadrados de área construída. Na estrutura, foi feita a troca de toda cobertura em estrutura metálica e telha termoacústica, para gerar um conforto térmico para a unidade. São mais de 60 salas, contemplando consultórios, salas de vacinas, consultórios odontológicos, farmácias, entre outras. Também foram ampliados cerca de 400 metros quadrados, entre estacionamento, fachada em gradil, usando acabamento em ACM na fachada. A unidade ganhou nova pintura acrílica em toda edificação, instalações elétricas novas, instalações hidrocentrais, depósitos novos de lixo comum e lixo hospitalar.
"Essa unidade de saúde estava muito precária, antiga e partiremos para uma unidade nova, moderna, climatizada, com reformas que melhorarão muito a estrutura e proporcionarão mais conforto no atendimento digno à nossa população", comemorou Hildon Chaves.