O segundo dia de prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo domingo, dia 10, em todo o Brasil. Nesta etapa, os candidatos têm 5 horas para responder 90 questões de múltipla escolha, divididas entre matemática, ciências da natureza e suas tecnologias, que englobam química, física e biologia. Por ser uma fase que demanda intensa concentração e estratégia, é imprescindível que os participantes estejam bem preparados academicamente, mentalmente e fisicamente para enfrentar a maratona de perguntas.
Segundo a pedagoga e diretora de educação das unidades do ABCDM e Litoral do Colégio Adventista, Marizane Piergentile, nessa etapa do exame a preparação ideal inclui um equilíbrio entre revisão direcionada e descanso, fatores que garantem uma melhor performance no dia da prova. "A melhor dica é buscar a moderação. Aproveitar esse período antes do exame para descansar e manter a mente calma pode ter o mesmo valor que o estudo em si", recomenda.
Momentos de lazer e descanso são recomendados para que o candidato esteja preparado física e mentalmente para o dia da prova. "Isso não quer dizer que os estudos devam ser deixados de lado. É possível revisar de forma breve e focada os pontos mais desafiadores, mas sem exageros. A confiança no que foi aprendido e uma mente descansada fazem a diferença no resultado", complementa Marizane.
Para aquela última revisão antes da prova, Marizane lista alguns tópicos-chaves dentro de cada disciplina para revisar. Confira!
Na hora do exame, manter a calma e a organização são aliados poderosos. "Ler as instruções com atenção é essencial para compreender o formato e as regras. Organize seu tempo para que você saiba quanto pode dedicar a cada questão. Comece pelas perguntas que parecerem mais fáceis e nas quais você tem mais segurança. Se encontrar dificuldades, avance para a próxima e volte depois, caso tenha tempo", sugere Marizane. Ela ainda aconselha práticas de respiração profunda para reduzir a ansiedade e melhorar a concentração. "Confie na sua preparação e mantenha a serenidade", conclui.