Tv News

Câmara de Manaus cancela sessão plenária devido à ausência de 31 vereadores

Somente 10 dos 41 parlamentares compareceram ao plenário; os faltosos têm até 48 horas para justificar suas ausências.

Por Felipe Martins em 13/11/2024 às 14:24:28

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) cancelou a sessão plenária prevista para esta quarta-feira (13) devido à ausência de grande parte dos vereadores. Apenas 10 dos 41 parlamentares compareceram ao plenário, o que impediu a realização da sessão, conforme as regras do Regimento Interno da Casa Legislativa.

A informação foi divulgada pelo vereador Rodrigo Guedes (PP), que utilizou suas redes sociais para criticar a situação. "No momento em que o Brasil inteiro discute a questão da escala de trabalho para os brasileiros comuns, muitos dos vereadores de Manaus dão esse péssimo exemplo", escreveu Guedes, publicando uma imagem do plenário vazio.

A transmissão da sessão, realizada no canal oficial da CMM no YouTube, durou apenas três minutos e não exibiu imagens do plenário. As sessões da Casa Legislativa ocorrem três vezes por semana, de segunda a quarta-feira, com duração média de três horas diárias.

De acordo com o Regimento Interno da CMM, uma sessão só pode ser realizada se ao menos um terço, ou seja, 14 dos 41 vereadores estiverem presentes até às 9h30. Como esse quorum mínimo não foi atingido, a sessão foi cancelada, e as pautas que seriam deliberadas serão adiadas para as próximas sessões ordinárias.

Em relação às ausências, os vereadores têm até 48 horas para justificar sua falta, conforme o artigo 116 do Regimento Interno da CMM.

O cancelamento da sessão ocorre no dia seguinte à aprovação, pelos parlamentares, de um regime de urgência para um projeto que estende o plano de saúde dos vereadores com mandato aos ex-parlamentares.

Comunicar erro
ACIDO HILURONICO

Comentários

Contato 3