Uma arma de fogo e munições foram apreendidas neste sábado(16), durante a Operação Iara, realizada pela Polícia Militar de Rondônia em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A ação ocorreu no leito do rio Simão Grande, localizado no interior do Parque Nacional Mapinguari, na Ponta do Abunã, em Porto Velho.
No local, a polícia avistou um homem de estatura mediana, pele parda, aparentando entre 50 e 55 anos. Segundo os militares, o suspeito fugiu para a floresta ao notar a aproximação das equipes, desobedecendo à ordem de parada. Apesar das buscas, ele não foi localizado.
Durante a vistoria no acampamento, os policiais encontraram um rifle calibre .22, de cor preta oxidada, acompanhado de um carregador e nove munições intactas. O BPA ressaltou que, de acordo com uma portaria conjunta da Polícia Federal e do Exército Brasileiro, armas longas, semiautomáticas e raiadas são de uso restrito.
O armamento, as munições e o carregador foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.