Tv News

Fraternidade e Amizade Social são tema da Campanha da Fraternidade

Por Felipe Martins em 15/02/2024 às 16:00:00

A Campanha da Fraternidade 2024 tem o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). O lançamento da campanha foi na ConferĂȘncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em BrasĂ­lia, nesta Quarta-feira de Cinzas (14), dia que marca para as religiões cristãs o inĂ­cio da Quaresma. O perĂ­odo, com duração de 44 dias, com fim na Quinta-feira Santa, é considerado de reflexão e recolhimento para os cristãos até a PĂĄscoa, data de comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, depois de seus sofrimentos e morte.

Este ano, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos ininterruptos. Nesta edição, a campanha foi inspirada na Carta EncĂ­clica Fratelli Tutti assinada em outubro de 2020, na cidade italiana de Assis, pelo Papa Francisco.

Durante a cerimônia de lançamento da iniciativa, foi apresentado um vĂ­deo da autoridade mĂĄxima da Igreja Católica sobre a campanha deste ano. Na mensagem, o Papa Francisco convida os brasileiros, durante a Quaresma, ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, em uma fraternidade universal.

"Lembro da necessidade de alargar os nossos cĂ­rculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses, de estender o nosso amor a todo ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço", disse o papa.

JĂĄ o secretĂĄrio-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, esclareceu que o tema e lema foram escolhidos hĂĄ 2 anos pelos religiosos brasileiros. "Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violĂȘncia. Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado Papa Francisco, que na sua EncĂ­clica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social".

O secretĂĄrio-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ainda enfatizou que a Campanha da Fraternidade 2024 ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas, chamadas pelo religioso de "o próximo".

"No texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. Mas podemos ver também uma Igreja em saĂ­da, pessoas comprometidas, podemos ver um empenho maior de uma consciĂȘncia maior do nosso papel de batizado de cristão neste mundo", diz dom Ricardo Hoepers.

60 anos
A Campanha da Fraternidade teve inĂ­cio em 1962, na arquidiocese de Natal e, a partir de 1964, se estendeu a todo o Brasil. Naquele ano, o tema foi Lembre-se: vocĂȘ também é Igreja.

Em vĂ­deo, o Papa Francisco também destacou o trabalho dos integrantes da CNBB nesses 60 anos da Campanha da Fraternidade. "Um itinerĂĄrio de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção. Esse percurso é proposto, a cada ano, à Igreja no Brasil e a todas as pessoas de boa vontade desta querida nação".

No Brasil, o secretĂĄrio-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, celebrou as seis décadas ininterruptas da ação evangelizadora, em nĂ­vel nacional. "São 60 anos de uma vivĂȘncia eclesial que, em busca de conversão pessoal, comunitĂĄria e social, com propostas que unem todas as dioceses e a nação inteira. 60 anos de solidariedade e de projetos que salvaram e transformaram vidas. 60 anos de coragem e coerĂȘncia também anunciando o Evangelho e denunciando injustiças."

Comunicar erro
ACIDO HILURONICO

ComentĂĄrios

Contato 3